
Ciências Naturais
Sistema digestivo:
Ingestão: É o ato de colocar os alimentos na boca
Digestão: É o conjunto de processps físicos e químicos que têm como objetivo a simplificação da molécula, passa de macromoléculas a micromoléculas. (ex: poliptideo- aminoácido), só assim é que consegue entrar na corrente sanguinea.
Absorção: É a passagem de micromoléculas para a corrente sanguinea.
Defecação: É a eliminação das substâncias não digeridas e tóxicas para o exterior, atravéz das fezes.
O sistema digestivo divide-se em duas partes:
Tubo digestivo: Boca, faringe, esófago, estômago, intestino grosso, intestino delgado, reto.
Orgãos anexos: Língua, dentes, glândulas salivares. fígado e pâncreas.
Morfologia: É o estudo da forma, localização e constituição dos orgãos
Fisiologia: É o estudo da função dos orgãos
Boca: Localiza-se na cabeça na parte anteriror, inferior, central, limitada lateralmente pelas bochechas, anteriormente pelos lábios, posteriormente pelo véu do paladar, superiormente pela abóbada palatina e maxilar superior, inferiormente pelo maxilar inferior. A sua forma é um orificio. constituida por: dentes, língua, maxilar superior e inferior, véu do paladar, abóbada palatina e lábios.
Faringe: Localiza-se na cabeça, limitada superiormente pela boca e inferiormente pelo esófago. faz a transição para o aparelho digestivo e respiratório.
é um orificio/ anel, é constituido pela epiglote.
Esófago: Localiza-se na parte central da cavidade torásica. É limitado superiormente pela faringe e inferiormente pelo estõmago, lateralmente pelos pulmões, anteriormente pela traqueia, posteriormente epla coluna vertebral, tem forma de tubo.
Estômago: Localiza-se na parte superior central da cavidade abdominal, inclinado para a direita. Além de estar limitado superiormente pelo esófago e inferiormente pelo intestimo delgado, está também limitado por dois esfíncteres - superiormente pelo Esfíncter Cardico (reveste a cardia) e inferiormente peloEsfíncter Pilórico (reveste o piloro).
É um saco, quando está cheio tem a forma de "j" e tem capacidade para 1,5 litros.
As suas paredes são musculadas e por cima delas estão glândulas gástricas que segregam o suco gástrico.
Esfincter cárdico
Cárdia
Paredes musculares
esfincter pilórico
Glândulas gástricas
Piloro
Intestino delgado: Localiza-se em toda a cavidade abdominal, limitado superiormente pelo estômago e inferiormente pelo intestino grosso
É um tubo com 7,5 metros, dividido em duas partes: o Duodeno, com 25 centímetros retilíneos, e o Jejuno-Íleo, com 7, 25 metros dobrados em si. Tem 2,5 centímetros de diâmetro.
É constituído por paredes musculadas, válvulas coniventes, por cima vilosidades intestinais, e entre elas as glândulas intestinais. Vaso quilífero
Vilosidade intestinal
Vaso sanguineos
Glândulas intestinais
Parede musculada
- As válvulas coniventes aumentam a capacidade de digestão e absorção.
- A vilosidade intestinal tem apenas uma camada de células para facilitar a absorção. Tem forma de dedo, localiza-se por cima das válvulas coniventes. Constituido por uma camada de células, vasos sanguineos e canal quilifero.
Intestino grosso: É um tubo com cerca de 1,5m, localiza-se na cavidade abdominal e divide-se em quatro cólon: ascendente, transverso, sigmóide e descendente. O cólon ascendente inicia-se por um saco designado por ceco ou cego, onde se encontra a apêndice (aspecto vermiforme), o contacto do intestino delgado com o grosso faz-se através da válvula íleo-cecal. As paredes do intestino grosso são musculadas.
Cólon transverso
Cólon ascendente Cólon descendente
válvula ileo-ceval
Cego ou ceco
Apêndice Cólon sigmoide
Reto: É um tubo de 10cm. localiza-se na parte inferiror da cavidade abdominal, limitado superiormente pelo instestino grosso e inferiormente pelo anûs, é o local de armazenamento de fezes.
Anûs: É um orificio que faz contacto com o meio externo. Está resvestido dois esfíncteres anais. localiza-se na parte inferior da cavidade abdominal e está limitado superiomente pelo reto e intestino grosso.
Lingua: músculo que se localiza na boca, está revestido por numerosas papilas gustativas que detectam 4 sabores: salgado, doce, amargo e ácido.
Glândulas salivares: Localizam-se na cabeça e existem três pares: as parótidas que se localizam perto dos ouvidos, as sub-linguais que se localizam por baixo da língua na parte anterior e as sub-maxilares que se localizam debaixo do maxilar inferior na parte posterior. Segregam a saliva.
Dentes: Localizam-se nos maxilares. A parte exterior do dente é constituída por coroa- parte externa à gengiva, raíz- parte interna à gengiva e colo- linha que separa a coroa da raíz.
A raíz encontra-se encaixada no alvéolo dentário- orifício no maxilar, a prender o alvéolo à raíz encontra-se o cimento. A parte interna é constituída por camadas. A camada mais externa que é visível é o esmalte protege a coroa. A estrutura do dente é o marfim ou dentina de composição muito semelhante ao osso, por dentro desta camada encontra-se a parte que lhe dá vida- a polpa dentária- parte mole irrigada por vasos sanguíneos e um nervo que pode ter vários canais e que dão sensibilidade.
- Há 4 tipos de dentes que apresentam funções diferentes:
Tipo: Função: forma: Quantidade:
Incisivos Cortar Retângulares 8
Caninos Rasgar Triangulares 4
Pré-molares triturar Quadrangulares 8
Molares triturar Quadrangulares 12
Pâncreas: órgão quer se encontra entalado entre o estômago e o intestino delgado na cavidade abdominal. Tem forma de folha e segrega o suco pancreático que é conduzido para o duodeno através do canal pancreático, canal colédoco e desagua simultaneamente com a bílis no duodeno.
Fígado: É o órgão mais volumoso, pesa cerca de 1,5Kg e localiza-se na parte
direita da cavidade abdominal ao lado do estômago. Tem forma de chapéu. Segrega a bílis que é armazenada na vesícula biliar. Possuí vários canais, o hepático transporta a bílis até ao canal cístico e este transporta a bílis para a vesícula biliar. Quando a bílis está a ser necessária, sai da vesícula biliar, passa para o canal colédoco e desagua no duodeno.
Enzimas digestivas: As enzimas são proteinas com propriedades que auxiliam o desdobramento de nutrientes complexos em mais simples, de forma a que possam a ser absorvidas pelo organismo e intervém na digestão química.

Morfologia do tubo digestivo:



Morfologia dos orgãos anexos:
Fisiologia do sistema digestivo e enzimas:
Boca:
Digestão física- mastigação, os alimentos são rasgadps, triturados atravéz dos dentes da língua e músculos da face.
Digestão química- ensalivação, consiste na mistura do alimento com a saliva, os orgãos que intervém são a língua e a glândulas salivares.
Deglutição- O bolo alimentar passar para a faringe atravéz deste fenómeno, a língua levanta e empurra pata trás os alimentos, o véu do paladar e tapa a acomunicação com as fossas nasais, o bolo alimentar desce e passa pela epiglote que tapa a comunicação com o aparelho respiratório.
Esófago: No esófago o bolo alimentar é empurrado para o estômago atravéz dos movimentos peristálticos, atravéz das contrações dos músculos do esófago ( processo físico)
Estômago: o bolo alimentar passa para o estômago atravéz da abertura do esfíncter cárdico.
Digestão física- Os músculos das paredes do estômago contraem fazendo uma onda peristáltica (20s), estes movimentos facilitam o contacto do bolo alimentar com o suco gástrico.
Digestão química-O suco gástrico é constituído por enzimas e ácido clorídrico, este é fundamental porque mata algumas bactérias nocivas ao organismo e constituiu o pH ideal para actuação das enzimas do estômago. As enzimas são as proteáses e lipáses gástricas (esta não é muito eficiente).
-
O resultado dos dois tipos de digestão tranformam o bolo alimentar em quimo- pasta homogénea que passa em jatos intermitentes atravéz do piloro para o duodeno.
Intestino delgado:
Digestão física- movimentos peristálticos
Digestão química- atuação das enzimas do suco intestinal, do suco pancreático e da bílis no quimo.
- Quadro resumo da atuação das enzimas:
quandro retirado do blogue: http://www.colegiovascodagama.pt/ciencias3c/nono/fisiologiadigestivo.html
Intestino grosso: Absorção de água e de NaCl (sal) são os fenómenos de relevância fisiológica que ocorrem no intestino grosso. Existe também produção de vitamina K e B12 por acção bacteriana. A subtracção de água dos restos não digeridos da dieta produz uma massa pastosa a excretar: as fezes.
Absorção- A absorção ocorre, essencialmente, ao nível do intestino delgado. São nas vilosidades intestinais que os nutrientes simplificados vão passar para o sangue e linfa, para serem conduzidos às células.
Os lípidos e as vitaminas lipossolúveis são absorvidos através do canal quilífero (amarelo na figura) existente nas vilosidades, enquanto os restantes nutrientes (água, sais minerais, vitaminas hidrossolúveis, aminoácidos) serão conduzidos pelos vasos sanguíneos.
fisiologia do sistema digestivo:
