Mother Nature
A terra, um planeta a proteger
A terra é um planeta especial porque estamos a uma distância ideal do sol, em que nos permite ter água nos três estados físicos, e permite a vida como a conhecemos. Tem uma atmosfera rica em oxigénio com uma camada de ozono, e é protetora dos raios solares.
A inter-relação entre os subsistemas torna a terra dinâmica e viva.
A sobreposição e sobre-exploração provoca desiquílibrios graves que irá a curto prazo influenciar a qualidade de vida na terra.
CONTINENTES E FUNDOS OCEÂNICOS:
Em geologia, os termos continental e oceânico têm um significado diferente do que lhes atribui a geografia, provalecendo como critério destintivo a origem das rochas, controlada por mecanismos tectónicos.
---> A crosta continental constitui cerca de 36% da crosta terrestre.
29% desses 36 encontram-se emersos ( plataforma e talude continental);
Os restantes 7% é onde vivemos;
tem um expessura entre os 20 e 70Km.
Zonas interiores- onde se localizam os cratões ( zonas téctónicamente estáveis, formadas por rochas antigas).
No núcleo desses cratões encontram-se rochas magmáticas e metamórficas ( muito antigas, mais de 570 Ma, Pré-Câmbrico). Os escudos correspondem a sua maioria a raízes de monanhas erodidas, envolvidas ou cobertos por depósitos de sedimentos depositados. As plataformas interioress ou estáveis são fases da subida de nível da água ( rochas mais recentes), partes litorais.
Na crosta continental , há grandes cadeias de montanhas ( cinturas orogénicas) resultantes dos choques de placas litosféricas- zonas estáveis devido ao choque de placas.
Margens continentais- maioria das cadeias montanhosas presentes nos continentes. Grande parte das cadeias montanhosas atuais foi formada na era Cenozóica ( vulcanismo, atividade tectónica...) - rochas deformadas e dobradas.
Nas margens continentais emersas fazem parte: a
Plataforma continental- Zona de grande extensão com pequena inclinação ( varia entre os 150-200m), onde vivem a grande maioria dos seres marinhos.
Talude continental- Faz a ligação á crosta oceânica, zona muito inclinada ( entre 150-200 e os 2500-6000m).
---> Crosta continental:
Fossas oceânicas- são os locais onde há destruição da crosta, limites convergentes, que se localizam em contacto com alguns taludes continentais e que podem atingir quase os 12km de profundidade. ex: fossa das marianas.
Planicies abissais- Correspondem a cerca de 50% da superficíe da terra. são zonas aplanadas com profundidades entre os 2500 e os 6000m.
Dorsais médio - oceânicas- Grandes cadeias de montanhas de lavas basálticas consolidadas que dividem aproximadamente a meio as planícies abissais e que em alguns lugares, nas bordas dos oceanos.
A meio de algumas dorsais localiza-se o rifte , limite divergente, responsável pela formação da crosta, com vulcanismo ativo. É um vale que pode ter de profundidade os 2000m e com uma largura de 40km. A cortar as dorsais encontram-se as falhas transversais.


