top of page

Last day of dinosaurs:

 

No dia 18/ 09/ 2014, o 10ºA assistiu a um filme na sala de aula,  "o último dia dos dinossauros" .

Relatório do filme:

 

Objetivos do visionamento do filme: 

 O Primeiro capítulo da disciplina de geologia, tem como tema “ A extinção dos dinossauros “. Desta forma, julgo que o visionamento do filme foi uma ideia bastante pertinente, uma vez que nos fez dar a conhecer de uma maneira diferente, as várias teorias acerca do motivo pelo qual os dinossauros se extinguiram.

 

 

Introdução: 

Local de Projeção: Sala 8

 

Data: 18/ 09/ 2014

 

Título: O último dia dos dinossauros

 

Realizador: Richard Dale

 

Ano de realização do filme: 2010

 

 

Desenvolvimento: Resumo do filme: 

Há 165 milhões de anos atrás, na cintura de asteróides entre Marte e Júpiter, um asteróide movimentava-se numa trajetória distinta, a 35 mil km/h. O facto de ir nesta trajectoria contrária a todos os outros, fez com que este acabasse por colidir com um outro asteróide fragmentando-se em milhões de pedaços, um dos quais acabou por se dirigir à terra.

A lua, tantas vezes fustigada por embates desta natureza, acabou por sair ilesa deste, o que tornou a terra no alvo principal.

Conforme ele se aproximava do planeta terra, a atração gravitacional aumentava passando de 64 mil km/h para 72 mil km/h. Com a entrada do asteróide na atmosfera, este transformou-se numa bola de fogo a 19 500 ºc.

Poucos minutos antes de o asteróide embater na terra, a sua luminusidade já era tão intensa, que acabou por cegar todos os animais que olharam para aquele fenómeno estranho.

O meteoro demorou apenas 4 minutos depois de entrar na nossa atmosfera, até cair no golfo do México, formando assim a cratera Chicxulub.

O embate do meteoro superou qualquer bomba nuclear já alguma vez construída. Rochas do tamanho de edifícios foram expelidas com o impacto, e os animais que sobreviveram aos 300ºc, morreram bombardeados com a chuva de detritos a mais de 8 mil ºc.

90 minutos após o impacto, do outro lado do planeta, na Mongólia, as temperaturas subiram para 150º c, e os sobreviventes tentaram arranjar abrigo para suportar o calor.

O embate carregou as nuvens de milhões de volts, originando uma tempestade elétrica. As altas temperaturas originaram os seus próprios ventos, provocando assim também incêndios. As temperaturas atingiram os 1000 ºc, e duas horas depois o planeta inteiro estava coberto de fumo e poeira.

Algum tempo depois, numa aparente calmia, os animais sobreviventes  resolvem abandonar os seus abrigos, em busca de alimento.

A variação de temperatura acabou por afetar todo o sistema climático. Com a elevação do ar quente,  uma tempestade de areia acabou por ser catastrófica. Muitos animais morreram queimados, ou sufocados pelas poeiras.

Uma semana depois, a oferta de alimento em todo o planeta era escassa, mas o maior  desastre ainda estava para vir!

Na superfície, o nível do mar diminuiu gerando uma onda gigante na costa. O oceano recuou  centenas de metros, e quando os animais se sentiram seguros, um mega tsunami surgiu, destruindo tudo á sua passagem, um dos maiores da história do planeta, com 90 metros de altura.

O embate do asteróide originou também ondas sísmicas na crosta terrestre, fazendo com que as placas tectónicas se movimentassem e chocassem, acordando vulcões adormecidos por todo o planeta, causando violentas erupções vulcânicas, e em consequência aumentando as nuvens de poeira e gases tóxicos. O planeta entrou assim num inverno nuclear.

O sulfato de hidrogénio predominava na atmosfera devido à intensa atividade vulcânica, contaminando a água, paralisando pulmões e sufocando.

Quarenta dias depois, os dinossauros que sobreviveram a todas estas catastrofes, acabaram por morrer de fome.

Os dinossauros tornaram-se extintos, e foi então que a vegetação cobriu o planeta de verde. Pequenas plantas surgiram até formarem grandes florestas. Os mamíferos apareceram, multiplicaram-se e hoje em dia há mais de 10 mil espécies em todo o planeta. Mas uma espécie em particular, acabou por ter um forte desenvolvimento. O mundo outrora dominado pelos gigantes dinaussauros, acabou por ser dominado por esta desenvolvida espécie, os humanos.

No entanto, nada disto teria sido possivel, se há 165 milhões  de anos atrás não tivesse colidido com a terra um asteróide, levando os dinossauros á extinção.

     “ só porque eles morreram, nós pudemos viver ”.

 

 

Curiosidades:

  • O Réptil voador (pterossauro), tem 150 kg, 12 metros, maior criatura voadora de todos os tempos, tem asas avantajadas para viajar a longas distâncias.

  • O T-rex ou Tiranossauro tem um olfato bem apurado, consegue sentir presas a longa distância, e pressente quando algo de errado está pretes a acontecer.

  •  O anquilossauro, ao contrário de todas as outras espécies de dinossauros, nao dormia de noite, para ficar atento aos predadores. Era um dinossauro herbívoro, que pesava entre 4-6 toneladas, tinha o corpo protegido por uma armadura, e a sua arma de defesa era a cauda.

  • O argentinossauro, um dos maiores animais que ja pisaram a terra, com 21 metros de comprimento, 12 metros de altura , podia pesar mais de 30 toneladas, necessitando  de ingerir 1 tonelada de folhas por dia.

  • O triceratopo , um dinossauro herbívoro, atingia entre 7 e 9 metros de comprimento, e 2 a 3 metros de altura, pesava entre 6 e 12 toneladas. Tinha como arma de defesa três chifres.

  • O asteróide que embateu na terra no exterior era composto por água e rocha, e no interior era composto por carbono, hidrogénio, e oxigénio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conclusão:

O Visionamento do filme, fez-me ficar a compreender melhor e a ver de uma maneira diferente a terra, há milhoes de anos atrás.

Como referi anteriormente o objetivo do visionamento do filme, foi fazer-nos perceber melhor, as teorias mais plausiveis  acerca  do motivo que levou à extinção dos dinossauros. Tenho no entanto algumas reservas pois parece-me que não há certezas concretas acerca de todas as teorias existentes.

São diversas, as crenças de cada um. Há pessoas e até mesmo cientistas que acreditam em hipóteses, que são completamente absurdas. Estou em crer que as três teorias que aprendemos em aula, e que foram exibidas no video, são as mais provaveis  dado todo um trabalho de  várias investigações feitas.  Mas na realidade, nenhum humano testemunhou tais factos, o que origina diversas teorias e crenças. 

 

 

 

Anexos- Ficha técnica:

Título: O último dia dos dinossauros

 

Género: Documentário e animação

 

País: Estados Unidos da América

 

Data de lançamento (EUA): 29 de agosto de 2010

 

Idioma: Inglês

 

Diretor: Richard Dale

 

Produtor: Michael Robins

 

Escritores: Graham Booth e Billie Pink

 

Narrador: Bill Mondey

 

Réptil voador (pterossauro)

Tiranossauro (T-rex)

Anquilossauro

Triceratopo

Argentinossauro

bottom of page