Mother Nature
Diversidade na biosfera:
-
Biodiversidade:
---> A vida na terra apareceu à cerca de 3500 Milhões de anos, inicialmente de forma muito simples e pouco diversificada ( cianobactérias ) mas que ao longo do tempo foram adquiridos novos graus de complexidade e de variabilidade.
Se os primeiros seres vivos da terra eram exclusivamente unicelulares ( constituídos por uma única célula ), Esses seres evoluiram para seres muilticelulares ( constituídos por várias células ). Houve também uma grande evolução de reprodução assexuada para reprodução sexuada, e hoje todos coabitam originando uma grande diversidade.
Diversidade biológica ou biodiversidade: Diversidade dos seres vivos existentes na camada superficial da terra na biosfera onde habitam todos os seres vivos na terra incluindo as relações entre os diferentes subsistemas e os seres vivos.
Divede-se em relação:
- Diversidade ecológica: comunidades dentro de um sistema;
- Diversidade de éspecies: espécies em difentes habitats;
- Diversidade gnética: gnética entre populções.
A biodiversidade é a soma de todas as formas de vida existentes na terra:
-
Variedade de organismos vivos ( terrestres e aquáticos);
-
Variedade gnética entre espécies e populações;
-
Variedade de comunidades, habitats e ecossistemas.
Biomas: Grande ecossistema da terra, caracterizado pelas condições de clima e de solo, que determinam um tipo particular de vegetação e, consequentemente, os tipos de animais e de outros seres vivos que nele se desenvolvem.
Ecossistema: Comunidade de espécies vegetais, animais e microrganismos de um habitat que, com conjunto com os elementos abióticos ( meio físico-químico) do ambiente, interagem com um sistema estável.
A Funcionalidade do sistema opera através de cadeias alimentares ( ciclos biológicos ou reciclagem da matéria viva, em que espécies dependem de outras espécies para completar o seu ciclo biológico.
Fatores bióticos: Maneira como os seres vivos se relacionam dentro de um ecossistema ( parasitismo, predarimso, reprodução..)
Fatores abióticos: Temperaturea, humidade, tipo de solo, luminusidade.
Os seres relacionam-se através da alimentação- cadeia alimentar.
Numa cadei alimentar os seres vivos desempenham 3 papeis:
Produtores: seres autotróficos, capazes de produzir alimento sintetizando matéria orgânica a partir da matéria inorgânica. são exemplos de seres produtores as plantas, as algas, e algumas bactérias.
Consumidor: ou macroconsumidor, é um ser heterotrófico, incapaz de produzir o seu próprio alimento e como tal alimenta-se de outros seres. Sendo que transforma matéria inorgânica em matéria orgânica.
Decompositor: ou microconsumidore, é também um ser heterotrófico, que transforma a matéria orgânica em inorgânica, e temos com exemplos de seres decompositores, os fungos ( cogumelo ).
Espécie: Grupo de indivíduos com aspeto semelhante e características semelhantes, que quando se reproduzem deixam descendência fértil.
População: Conjuntos de indivíduos da mesma espécie a viver no mesmo local, na mesma época.
Comunidade biótica: Conjunto de todos os seres vivos a viver no mesmo local, na mesma época.
Habitat: Local onde seres vivos da mesmo espécie habitam.
Biótopo: Conunto de todos os fatores físco-químicos do ambiente ( fatores abióticos) existentes num ecossiestema.
Nicho ecológico: é o " lugar funcional" ocupado por uma espécie dento de um sistema.
---> O homem dividiu os seres vivos em reinos. A classificação atual, diz que os seres vivos estão divididos em três grupos, subdivididos de seis reinos. No entanto, a classificação proposta por Wiltaker (1968) e atualizada em 1979 divide os seres vivos em cinco reinos. A classificação de Wiltaker é a mais utilizada, ainda nos dias de hoje.
Classificação atual:
Classificaçaõ de Wiltaker:
-
Organização:
---> A passagem de seres simples ( unicelulares), para seres mais complexos ( pluricelulares), fez-se acompnhar pela organização da matéria em unidade, assistindo-se a uma heirarquia das unidades mais simples para as mais complexas. A hierarquia dos sistemas biológicos começa na unidade básica davida a Célula ( átomos e moléculas). Organização: Célula- tecido- orgão- sistema- organismo- população- comunidade- ecossistema- biosfera.
-
Extinção:
---> Desde a origem da vida, cerca de 90% das espécies se extinguiram.
Causas da extinção:
-
Não adaptação das espécies a clima ( que pode ter sido alterado)
-
Destruição das cadeias alimentares
-
Fenómenos naturais castastróficos ( alteram condições abióticas)
No entanto, atualmente é o homem, direta ou indiretamente o proncipal responsável pela extinção das espécies.
-
Sobre-exploração de recursos biológicos ( caça e pesca)
-
Desflorestação
-
Resíduos que provocam a poluição
-
Envenamento dos solos através de pesticídas
-
Aumento do dióxido de carbono, diminuição da camada de ozono- alterações climáticas ( próxima extinção em massa).
Neste século 25% das espécies se extinguiram e nas próximas décadas 10%.
Consequências:
O homem necessita de outros aniais para alimentação, vestuário, matérias primas, inclusive mediamentos.
Coma a sua atividade vão haver alterações das condições meio-qualidade dos solos, águas, influencia os ciclos de matéria e energia ( H2O, O2, C, N ).
Com uma mudança de atitude e criação de áreas de proteção às espécies ( parques, reservas, e áreas naturais) é isto que pod mudar!
-
Microscópio:



