top of page

Ecossistema Fechado: 

 

Esta experiência decorreu no dia 2 de Outubro de 2014, na sala 22.

 

Objetivos:

Esta experiência, realizada em aula, teve como objetivo demonstrar que uma planta, consegue desempenhar todas as suas funções vitais sem existir uma troca de matéria com o exterior, apenas troca de energia solar.

Outro principal objectivo, é ser-nos permitido observar o crescimento destas plantas dentro do ecossistema fechado e perceber como a natureza é incrível e que podia muito bem viver sem os humanos.

 

Introdução:

Ecossistema significa o sistema onde se vive, o conjunto de características físicas, químicas e biológicas que influenciam a existência de uma espécie animal ou vegetal.

É uma unidade natural constituída de parte não viva (água, gases atmosféricos, sais minerais e radiação solar) e de parcela viva (plantas e animais, incluindo os microrganismos) que interagem ou se relacionam entre si, formando um sistema estável. Os ecossistemas são divididos em ecossistemas terrestres e em ecossistemas aquáticos.

É considerado como o conjunto de todos os organismos (biocenose) que habitam em um determinado espaço vital (ecótopo), com a totalidade de fatores inanimados desse espaço. Vários ecossistemas parecidos formam um bioma.

 

Um ecossistemas fechado é todo o ecossistema que não depende de troca de matéria com o exterior do sistema.

O termo é usado com mais frequência para descrever pequenos ecossistemas feitos por humanos(artificiais).

Dentro de um sistema ecológico fechado, quaisquer resíduos produzidos por uma espécie deve ser aproveitado, no mínimo, por uma outra espécie.

Um sistema ecológico fechado deve conter no mínimo um organismo autotrófico (organismos que produzem o seu próprio alimento através da fotossíntese ou quimiossíntese). Apesar dos organismos quimiotróficos ( organismos cuja fonte de energia são compostos químicos) serem plausíveis, quase todos os sistemas ecológicos fechados são baseados em organismos Fotoautotróficos.

 

Outros conceitos que devemos estar a par:

 

Um sistema é qualquer porção do universo com diferentes componentes em interação que atuam entre si de uma forma organizada e constituídos por massa e energia.

Relativamente à massa e energia, podemos classificar os sistemas em:

 

  • Sistema Isolado

  • Sistema Fechado

  • Sistema Aberto

 

O Sistema Fechado em contraste com um sistema isolado, é um sistema encerrado por uma fronteira que permite trocas de energia, mas não de matéria, entre o sistema e sua vizinhança. Um exemplo de um sistema fechado, é o sistema terra.

 

 

Parte experimental:

O estudo foi decorrido na sala 22, sala de Biologia e Geologia na presença da professora Ondina Espírito Santo.

Para a realização deste ecossistema fechado foi utilizado o seguinte material:

 

  • Vaso de plástico com tampa

  • pedras pequenas

  • terra

  • plantas (como uma roseira…)

  • água.

 

Para iniciar o ecossistema cobrimos o fundo do vaso com pequenas pedras, para formar uma camada rochosa. De seguida adicionamos uma camada de terra fértil. 

 O passo seguinte foi transplantar as plantas que a professora trouxe num vaso para o nosso recipiente. 

Depois de calcarmos bem a terra, a humedecermos com um pouco de água e limparmos a lateral do nosso recipiente colocamos três minhocas dentro do nosso ecossistema.

Foi escolhida a minhoca pois trata-se de um ser vivo que se alimenta de pequenas porções das plantas, o que faz com que estas se consigam desenvolver e crescer à medida que são ingeridas pelas minhocas, de modo a que não deixem de ter folha  havendo sempre alimento para estes pequenos seres.

Depois disto o nosso ecossistema estava pronto a ser fechado.

A partir do momento em que o recipiente é fechado não é mais aberto e as plantas a partir desse momento passam a realizar todas as suas atividades vitais sozinhas sem existir qualquer troca de matéria entre o ecossistema e o exterior, apenas  de energia (plantas necessitam de um pouco de energia solar pra conseguirem realizar a fotossíntese…).  

 

 

Resultados:

Passados uns dias do ecossistema estar fechado, devido à humidade as paredes do recipiente começaram a ficar embaciadas, o que significa que o ciclo está a correr como planeado. Agora é só esperar que as plantas comecem a crescer mostrando mais resultados.

 

 

Conclusão/ Discussão:

Ao colocar as plantas inicias e seres vivos que contribuem para a decomposição interna da matéria (minhocas da terra), com uma quantidade significativa de água para a necessidade de várias plantas , acabou por se tornar um  ‘‘mini ciclo da água’’ dentro do frasco pois através da evaporização e da transpiração (processo do ciclo da água), a nossa  ‘’mini floresta’’ acabou por tornar a sua própria atmosfera e o seu ambiente tendo assim como resultado visual , o embaciamento do frasco, nos primeiros dias de transpiração das plantas.

Concluímos então que existem três tipos de sistemas:  isolados ( não há troca nem de energia nem de matéria), abertos (existe troca de energia e de matéria) e por fim o que estamos a estudar e observar, os sistemas fechados (onde existe troca de energia mas não existe troca de matéria).

Concluímos ainda que um sistema aberto é o maioritário e é favorável mas o estudado ecossistema isolado também é um ecossistema em que tem condições necessárias para a sobrevivência das plantas, basta haver troca de energia e um tal ‘’mini ciclo da água’’.

 

bottom of page