Mother Nature
As rochas, arquivos que relatam a história da terra
Existem 3 tipos de rochas:
- Sedimentares;
- Magmáticas;
- Metamórficas.
Cada tipo de rocha forma-se a uma determinada temperatura, pressão e profundidades diferentes.
À medida que caminhos para o interiror, a temperatura e pressão aumentam.
- As rochas contam uma história. Ao obsrvar as rochas consegues saber, pelas características, assim como te permitem, no caso das sedimentares, e por vezes metamórficas, através dos fósseis perceber a evolução das espécies e perceber as diferentes condições climáticas que a terra esteve sujeita ao londo dos tempos ( regressões, transgressões, por exemplo).
ROCHAS SEDIMENTARES
--> As rochas sedimentares formam-se à superfície devido há interação dos subsistemas da terra ( biosfera, hidrosfera e atmosfera). resultam a alteração e desgaste de rochas pré-existentes e formam-se a pressões e temperaturas baixas.
Para a formação de uma rocha sedimentar dá-se o seguinte conjunto de fenómenos:
-
Dá- se a METEORIZAÇÃO, em que as rochas se alteram e desgastam química e fisicamente.
-
Os materiais provenientes da meteorização vão ser mobilizados pelos agentes de transporte ( vento, ação da gravidade, água) a este processo designamos de EROSÃO.
-
Quando o transporte acaba os materias provenientes da meteorização da rocha são depositados na bacia de sedimentação ( na plataforma continental no oceano), onde se dá a SEDIMENTAÇÃO (sedimentogénese - o conjunto de etapas que os sedimentos de rocha sofrem até chegarem à bacia de sedimentação)
-
Ao longo de milhares de anos, o processo repete-se inúmeras vezes na bacia de sedimentação, originando os estratos ( camadas orizontais) e como tal as rochas sedimentares vão-se formando sempre na horizontal. À medida que as camadas aumentam, os sedimentos inferiores ficam mais compactados devido à pressão causada pelas camadas superiores, dando-se assim a COMPACTAÇÃO.
-
A água que cercava os sedimentos das últimas camadas, não aguenta a pressão e sobe para as camadas superiores, como tal, a pouca água que fica entre os sedimentos mais apertados e por ser riquíssima em minerais forma um cimento que une os sedimentos e dá origem a uma rocha sedimentar coerente, este último fenómeno designa-se de CIMENTAÇÃO.
-
Quando os sedimentos estão soltos: rocha sedimentar móvel ex: areia
-
Quando os sedimentos foram compactados e cimentados ( diagénese) : rocha sedimentar coerente, rocha sedimentar.
DIAGÉNESE- É o conjunto de processos que leva à transformação de uma rocha móvel em coerente, ou seja, a compactação e a cimentação.
Características das rochas sedimentares:
- Por influência da gravidade, os sedimentos tendem a imobilizar-se sob a forma de estratos ou camadas, cada um dos quais correspondente a um período de sedimentação. é comum que as rochas as rochas sedimentares ocorram estratificadas e que, na sua deposição original, os estratos se apresentem, regra geral, horizontais, separados entre si planos mais ou menos perceptíveis ( planos de estratificação), relacionados com variações litológicas, mineralógicas, químicas, paleontológicas, etc.
No entanto, existem posições de estratos que sugerem a existência de modificações geométricas, relativamente ao estado original. Estas modificações devem-se a causas internas, relacionadas com tensões tectónicas.
Dependendo do tipo de sedimentos, as rochas sedimentares classificam-se em:
- Detríticas
- Quimiogénicas
- Biogénicas
Rochas Detríticas:
--> Classificam-se relativamente aos grãos, do mais pequeno para o maior: siltes, argilas, areias ( fina, média, grosseira), calhaus.
Quando sofrem a diagénese, estas passam a chamar-se de: siltitos, argilitos, arenitos, brechas ( calhaus angulosos) e conglomerados ( calhaus arredondados).
Rochas Quimiogénicas:
--> rochas que se formam por precipitação química ( sol evapora a água sobrando apenas minerais que esta continha, que cristalizam).
Ex: Salgema ( evaporito), calcário ( carbonato de cálcio que precipita nas bacias de sedimentação formando calcário, dá-se nos ferros e máquinas de lavar devidos às altas temperaturas.
Rochas Biogénicas:
--> Formam-se na bacia de sedimentação onde as águas são calmas ( oceanos, lagos, barragens artificiais...)
Quando um ser morre ( ex: caracol) a rocha do animal vai-se misturar com os outros sedimentos.
Detritos de seres vivos + Outros sedimentos = rocha sedimentar biogénica
ROCHAS METAMÓRFICAS
--> Resultam da tranformação de outras rochas através do aumento da pressão e temperatura, sem mudança de estado físico, e por influência de fluídos circulantes. Formam-se a pressões e temperaturas médias.
Os processos de metamorfismo podem levar:
-
À orientação dos minerais que se organizam em planos ( foliação) ex: Xisto, Micaxisto e gnaisse)
-
Ao aparecimento de novos minerais pelo rearranjo da estrutura cristalina dos minerais que lhe deram origem.
-
Ao "cozimento" das rochas, como é casdo das corneanas.
Tipos de rochas metamórficas:
Metamorfismo regional:
--> Devido às novas camadas nas bacias de sedimentação, as camadas inferiores sofrem esmagamento ( alta pressão e temperatura) e ocorre uma reorientação das materiais por ação de fluídos sem que haja mudança de estado físico, reorientando-se em planos- foliação.
Ex: Formação de cadeias orogénicas pela deformação dos estratos).
Metamorfismo de contacto:
--> Uma câmara magmática instala-se nas rochas encaixantes, estas rochas por aumento de pressão e temperatura e dos fluídos libertados pelo magma, sofrem um cozimento, originando as corneanas. podem-se formar raios minerais. Ex: granada, mineral semi-precioso.
Metamorfismo de impacto:
--> Forma-se quando há impacto causado por um meteorito. As rochas onde ele cai formam a caratera de impacto, sofrem um cozimento e pode haver fusão parcial de fragmentos que originam ps tectitos de impactitos ( não são considerados metamorfismo devido à fusão).
ROCHAS MAGMÁTICAS
--> As rochas magmáticas são formadas a partir do magma ( mistira silicitada a altas temperaturas, com uma grande quantidade de gaz, provida de mobilidade no estado " pastoso") muito diferente da lava, teem características diferentes. Estas rochas são formas a altas temperaturas e pressões.
A composição química dos magmas reflete a composição das rochas que os originam.
Uma vez formados, os magmas, menos densos do que as rochas que os originam, tendem a subir através de fraturas causadas pela pressão associada ao seu movimento ascendente. Esta subida provoca o arrefecimento e a solidificação do magma, originando:
- Rochas magmáticas vulcânicas ou extrusivas, se o magma atinge a superfície e aí arrefece; ex: Basalto
- Rochas magmáticas plutónicas ou intrusivas, se o magma não atinge a superfície e arrefece em profundidade. ex: granito.
As rochas magmáticas vulcânicas ou extrusivas podem ser:
As rochas plutónicas ou intrusivas podem ser:
Cristalização fraccionada- Esta magma nunca sobe, devido à erosão, camadas superiores degradam-se e a camâra magmática sobe para ocupar o seu lugar ( equilíbrio estático)
Filonianas- Espaço entre duas camadas onde se encontra o magma. as rochas que formam as filonianas são as plutónicas ( são rochas plutónicas)
Ciclo das rochas:
--> O ciclo das rochas é uma representação das relações entre diversos tipos de materiais geológicos e os fenómenos que os produzem. Estes fenómenos são extremamente lentos, face à noção comum de " tempo". Só assim é aceitavél que os materiais constituintes das rochas possam ser levados até alguns quilómetros de profundidade e regressar à superfície da terra.


-
Hemicristalinas- O magma teve tempo para cristalizar, e quando se abriu uma falha e ascendeu, deu origem a alguns minerais.
-
Vitrea- Magma não teve tempo para cristalizar, logo não tem minerais.

-
Holocristalinas- Magma durante milhares de anos cristaliza a uma grande profundidade, arrefece e cristaliza aos poucos, casa mineral cristaliza à sua velocidade dependendo das temperaturas.

Pressão e temperaturas altas
Pressão baixa e temperaturas altas
Pressão baixa e temperaturas altas


-
Todos os tipos de rochas podem dar origem a todos os tipos de rocha. Estas transformações dependem da interação entre os subsistemas.